A busca por animais exóticos legalizado no Brasil tem crescido consideravelmente, em função de descobertas emocionantes sobre o quanto esses bichos são beneficiais para a vida de seus donos, e do crescente interesse das pessoas em ter esses animais como companhia.
Bichinhos como: chinchilas e cacatuas, tartarugas, hamsters, entre outros pets, tem conquistado espeço nos lares de muitas pessoas.
A pesar de serem exóticos, é possível criá-los em casa, e existe condição para que isto aconteça.
Os animais denominados exóticos, por não serem originário do território brasileiro, podem ser domesticados aqui, no entanto, é necessário seguir a instrução normativa n° 169 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), responsável pela regulamentação no país, juntamente com o (MAPA) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Neste artigo, vamos falar desses animais, dos procedimentos legais e formas de aquisição.
Procedimento para aquisição de animais exóticos
Para adquirir animais exóticos permitido no Brasil, é necessário o envolvimento de órgãos de defesa como o (MAPA) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que poderá estar autorizando mediante o cumprimento de normas estabelecida por lei, levado em consideração transações comerciais ou não comerciais. Essas medidas não implicam o transporte de cães e gatos. Mais informações estão disponíveis em: Transito Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Quem pode adquirir estes serviços?
Os serviços de legalização para aquisição de animais exóticos pode ser feita por: estrangeiros, órgãos da administração pública direta, cidadãos e suas famílias que tenha interesse, empresas públicas ou privadas, empresas de economia mista, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e fundações e autarquias de direito público.
Quais as etapas para regulamentação de animais exóticos no Brasil?
Requerer autorização de importação: para isso, o usuário deve solicitar a autorização de importação, preenchendo corretamente os requerimentos com ou sem LI (disponível na página do Trânsito internacional) e deve fornecer toda a documentação solicitada.
Documentos necessários
Toda a documentação necessária e em comum a todos os casos. Para animais silvestres que tenha cuja importação regulada pelo Ibama, sem que possuam registro no SISCOMEX (Licenciamento de Importação) deve ser anexada a Licença de Importação do Ibama.
As aves ornamentais e suínos que tenha finalidade comercial é preciso anexar a confirmação de reserva da quarentena com a aprovação da quarentena em relação às espécies e suas quantidades. página da Estação Quarentenária de Cananeia
Os peixes e aves de estimação, para importação em mudança de domicílio, deve-se anexar os termos de compromisso correspondentes disponíveis através do link: Documentos para importação de animais aquáticos em função de mudança de domicílio,
Documentos para importação de aves com finalidade de companhia.
2 Espécies permitidas aqui no Brasil e muito procuradas
Cacatua
São aves exóticas muito semelhantes aos papagaios, como suas características distintivas, as cacatuas apresentam uma bela crista móvel e plumagem de cores simples e radiantes.
Essas aves possuem distribuição geográfica restrita à Oceania (principalmente nas florestas australianas) e próximo ao pacífico. Existem cerca de 20 espécies de cacatuas.
Aglomeram-se em bandos, e vivem em ambientes relativamente úmidos, alimentam-se principalmente no solo.
Infelizmente, essa espécie de ave exótica enfrenta desafios importantes de conservação, devido à manipulação do seu habitat natural e ao desmatamento tem sido uma ameaça à sua sobrevivência.
Além a exploração ilegal para comércio clandestino é um problema crescente, a pesar de haver meios legais para se adquirir essas aves.
Sua rara beleza faz com que esses animais sejam comercializadas por milhares de dólares
No mercado, o preço de uma Cacatua alba varia amplamente, podendo atingir milhares de dólares devido à sua raridade e beleza. No Brasil os preços variam entre R$ 8 mil a R$ 10 mil.
Veja nossa categoria que trata das diferentes espécies pet.
Chinchilas
Uma opção adorável de animal de estimação, a chinchila é um daqueles animais perfeitos para ser um bichinho de estimação. Além de ser um extremamente limpo, a espécie é pequena, ocupa pouco espaço, quase não faz bagunça, tão pouco faz barulhos.
Com sua pelagem macia e felpuda, esses roedores podem pesar até 1,5 kg, e medir de 23 a 38 centímetros (cabeça ao dorso).
Na América do Sul, os chinchila foram os primeiros roedores a se proliferarem, teve sua presença notada há muitos anos, e atualmente esta cada vez mais presentes nos lares como animal de estimação.
Conclusão
O valor comercial alto contribui para a exploração criminosa dos animais exóticos de estimação, os procedimentos de legalização, reprodução e comercialização são, sem dúvida, formas de combater o tráfico desses animais, e preservar as espécies, muitas delas arriscando serem extintas.
Espero que essas informações tenham sido úteis, veja mais assuntos como esse em nosso blog salvepet.