O gato é um mamífero carnívoro, que pertence à família dos felídeos, são predadores de muitas outas espécies de animais, como: pássaros, lagartixa, roedores e uma variedade de insetos.
É uma espécie que ficou muito conhecida como pet, ou animal de estimação, ocupando o segundo lugar como o mais popular do mundo, perdendo posição apenas para o peixe de aquário e os cães, segundo dados trazidos por pesquisas realizadas por instituições norte-americanas.
A primeira evidência de convivência entre humanos ocorreu há cerca de 3500 a 8000 anos, a subfamília dos felinos (Felinae), a qual reúnem os gatos domésticos, teve surgimento aproximadamente 12 milhões de anos, expandindo-se da África subsaariana e alcançando terras egípcias.
Sem mais delongas, falaremos agora sobre 5 informações sobre os gatos que você talvez não saiba. Veja também os 5 gatos mais lindos do mundo.
1- Nome cientifico gatos
O termo “gato” masculino, e sua forma feminina “gata”, teve suas raízes encontradas na palavra proto-germânica kattuz.
A origem etimológica da palavra é diferente do latim tardio cattus ou catta, a qual teve seu primeiro registro em obras do poeta Marcial no século 75 dC inicialmente, antes, esses felinos eram conhecidos como “feles”, destacando etiologia que faz referência a felino ou felina, que logo depois foi empregado no latim como “felīnus.”
Essa utilizou se essa nomenclatura para categorizar uma variedade de mamíferos, aqueles separados em dois subgrupos: Felinae, que inclui mamíferos como a chita, o lince, puma e o subgrupo Pantherinae, o qual faz parte o tigre, o leopardo, o leão, a onça, entre outros.
Os habitantes de Roma, fora os primeiros a idealizar a domesticação desses animais, embora essas seres estupendos já eram apreciados no Antigo Egito, onde teve influência considerável a ponte de se se estender para muitas outras culturas no mundo.
2- Taxonomia
De forma sucinta, aqui estão as principais informações sobre a taxonomia desses bichinhos encantadores.
- Reino: Animalia – Os estes felinos pertencem ao reino animal, assim como todos os outros animais.
- Filo: Chordata
- Classe:
- “Mammalia” – veja mais sobre Gato doméstico (Felis catus).
- Ordem: Carnivora
- Família: Felidae – aqui, abrange todos os felinos, como: tigres, os leões, e leopardos. Os gatinhos são os felinos mais estrito em relação a outros membros dessa família.
- Gênero: Felis
- Espécie: Felis catus“
No ano 2007, de acordo com dados de pesquisas filogenéticas, houve consideração da subespécie Felis silvestris catus, como uma extensão do gato-bravo.
Sendo comum a ocorrência da origem de animais híbridos resultado de cruzamentos entre esses animais seus parentes selvagens.
3- Domesticação
A domesticação desses dos felinos, em bora pouco elucidada, se deu por um processo único, e pode ter ocorrido por uma “autodomesticação”, ou seja, tendo pouco ou nenhuma influência humana nessa mudanças.
O primeiro felino identificado por meio de fósseis é o Dinictis, datado de 37 milhões de anos, do qual derivou Proailurus, ancestral comum de todas as espécies de gatos, o qual viveu há aproximadamente 20 milhões de anos.
4- Vida útil
Os gatos, podem viver entre 15 a 20 anos, o mais velho em registro viveu até os 38 anos. A expectativa de pode ser maior quando os animais vivem em ambiente restrito, com risco de machucados, ferimentos por brigas na rua ou acidentes reduzidos.
Uma forma de mantê-los fora das ruas é através da castração, que faz o animal perder o interesse por fugas para ir atrás de fêmeas e diminui consequentemente os casos de traumas. A castração também diminuem a incidência câncer nos testículos e ovários.
Principal forma de conservação de energia consiste em dormir, com um sono que dura entre 12–16 horas.
A temperatura fisiológica corporal do gato varia entre 38 e 39 °C. Com 39,5°C, o animal já é considerado febril, quando apresentar temperatura inferior a 37,5 °C, o estado é febril.
A frequência cardíaca desses mamíferos em repouso fica entre 150 e 180 bpm, em estado de excitação pulsa 140 a 220 batidas por minuto. Veja alguns fatos bizarros
5- Ciclo biológico
As fêmeas desenvolvem sua maturidade sexual com idade entre 4 a 10 meses, já os machos entre 5 a 7 meses.
As prenhezes duram aproximadamente 63 a 65 dias, podendo gerar até 8 filhotes.
A reprodução dos gatos consiste em um processo complexo e fascinante que ocorre ao longo do ano em ciclos reprodutivos, que tem duração de 4 a 7 dias.
Durante esse período, as fêmeas mudam completamente o, elas ficam vocalizando chamando a atenção de machos que estejam próximo.
Já no começo do cio, as gatinhas emitem frequentemente miados característicos, adotam posturas específicas atraindo os machos em volta. Trata se de um comportamento que manifestação sua fertilidade e como um sinal percebido pelos machos que estão preparados para a reprodução.
Os machos que se sentirem atraído entram em disputa, criando rivalidades e confrontos territoriais e quem vencer a disputa terá o privilégio de acasalar com fêmea. De início pode haver rejeição por parte da fêmea, mas, com o passar do tempo, depois ela começa a ter aceitação, concretizando a cópula.
Entretanto, o acasalamento pode ser marcado por comportamentos violentos, envolvendo grunhidos e mordidas. A agressividade é natural e intrínseca da fase de reprodução da espécie e funciona como estratégia que possibilita a permanência do macho acoplado durante o período necessário para a fertilização. Esse comportamento cessa a medida que o ciclo reprodutivo da fêmea se encerra.
Uma peculiaridade é que as gatas podem ter cada óvulo fecundado por machos distintos no mesmo ciclo reprodutivo.
Ou seja, em uma única ninhada, os filhotes podem ter pais diferentes, ocorrem pelo processo conhecido como poliandria, esta pode ter sido uma estratégia evolutiva que permitiu o aumento da diversidade genética do perfil, beneficiando as condições de adaptação e sobrevivência.
Em resumo, o ciclo reprodutivo de um felino, é um processo complexo, com a competição entre machos, resistência das fêmeas e comportamentos peculiares, resultando em ninhadas com origens genéticas diferentes. Essa complexidade acrescenta camadas interessantes à biologia reprodutiva desses felinos domesticados.
Espero que esse artigo tenha sido útil, você encontra mais informações como essas em nosso blog salvepet.